logo

ATUALIDADES

Verticalização Avança em Cuiabá: O Novo Ciclo de Construção Civil e Seus Impactos no Valor dos Imóveis

Cuiabá é uma cidade que está em constante crescimento, e com isso, cada vez mais pessoas resolvem viver no município.


Por Redação

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens Pixabay)

Por esse motivo, a procura por imóveis na cidade cresce a cada dia, porém, assim como em outras regiões do país, a demanda nem sempre consegue suprir.

 

Como forma de tentar driblar esse problemas, muitas construtoras e imobiliárias em Cuiabá estão apostando na verticalização da cidade.

 

Para quem não sabe, essa ação consiste na construção de prédios e edifícios ao invés de casas ou lugares menores.

 

Com isso, a quantidade de imóveis na cidade não só cresce, como também ajudam a valorizar o mercado imobiliário, trazendo mais oportunidades.

 

Quer ficar por dentro do assunto? Então continue lendo aqui com a gente, que vamos te explicar tudo sobre a verticalização do mercado imobiliário em Cuiabá!

 

Como começou a verticalização em Cuiabá?

A capital mato-grossense começou a sua verticalização a alguns anos atrás, assim como outras cidades no Brasil.

 

Vale lembrar que esse processo não acontece do nada, e na grande maioria dos casos, acompanha a demanda por apartamentos na região.

 

Abaixo, você pode conferir alguns motivos da verticalização em Cuiabá.

 

Escassez de imóveis e limitações regionais

Um dos grandes problemas do mercado imobiliário de Cuiabá era a escassez de imóveis planos bem localizados, principalmente em regiões mais centrais.

 

As poucas opções que sobraram na cidade estavam com valor de compra ou aluguel altos, o que não foi um atrativo para quem tinha um orçamento mais limitado.

 

Além disso, esses imóveis também ajudavam a manter a moradia da região limitada, tendo em vista que onde existia uma casa, poderia ser construído um prédio com diversos apartamentos.

 

Comodidade e segurança

Apartamentos costumam ser mais confortáveis e seguros, e com isso, a procura por esses imóveis têm crescido cada vez mais nos últimos anos.

 

Muitos condomínios oferecem uma infraestrutura completa, com piscina, lavanderia, área de lazer, academia, entre outros espaços e funcionalidades.

 

Com isso, muitas pessoas resolvem viver em condomínios como esse devido a praticidade oferecida no dia a dia.

 

Além disso, a segurança é outro fator crucial que tem feito diversas famílias optarem por investir em um apartamento no lugar de uma casa.

 

Condomínios geralmente possuem sistemas de segurança completos, com câmeras, alarmes, central, seguranças, porteiros, entre outros, o que são um grande atrativo para quem quer viver sem se preocupar com invasões ou roubos.

 

Melhorias na infraestrutura

Não são só as imobiliárias e construtoras de BH que estão realizando obras, pois a prefeitura da cidade também está constantemente investindo em infraestrutura.

 

Reformas nas ruas e estradas, melhorias em sistemas básicos como água, luz e esgoto entre outras construções podem ser vistas com facilidade nos últimos anos, o que mostra o compromisso da prefeitura.

 

Com uma infraestrutura melhor, mais pessoas se interessam em viver na cidade e como consequência, o mercado imobiliário da região cresce, junto com as opções de imóveis verticais.

 

Qual é o impacto da verticalização no preço dos imóveis?

A verticalização traz um impacto direto no mercado imobiliário de qualquer cidade, e Cuiabá não ficou de fora disso.

 

Em primeiro lugar, ela traz uma maior valorização dos terrenos, principalmente em áreas mais centrais e estratégicas da cidade.

 

Isso acontece pois em um terreno médio é possível construir um prédio grande, o que vai gerar muitos lucros para imobiliárias, tendo em vista a quantidade de apartamentos disponíveis.

 

Aliás, os próprios apartamentos tendem a ficar mais caros, tendo em vista que regiões verticalizadas costumam receber melhorias na infraestrutura.

 

Outro fator que impacta o preço dos imóveis é a especulação imobiliária, onde donos de terrenos não negociam seus bens esperando maiores lucros no futuro.

 

Isso faz com que algumas regiões fiquem supervalorizadas, tendo em vista que a demanda por imóveis será menor.

 

Gostou do artigo? Então não deixe de comentar aqui o que você acha da verticalização do mercado imobiliário em Cuiabá!


EXERCÍCIO IRREGULAR

Promotoria apura atuação de falso médico em Mirassol d'Oeste

O investigado possui contrato firmado com a prefeitura e estaria atuando ilegalmente nas unidades de saúde do município.


AMOR DE ADOLESCÊNCIA

Casal se reencontra 50 anos depois e se casam em Salto do Céu

João Câmara Filho e Luciene de Souza Pereira se conheceram aos 14 e 16 anoS.


CONSULTA POPULAR

Comunidade escolar aprova o modelo cívico-militar para escola em Araputanga

Por meio de votação secreta, os participantes decidiram sobre a proposta do Governo do Estado para 28 escolas.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.