logo

À DERIVA

Chefe de departamento entrega cargo após escândalos na gestão pública de Quatro Marcos

Além do chefe do Departamento de Trânsito, que pediu demissão ontem, o Secretário de Fazenda e o chefe do Departamento de Planejamento também já haviam deixado seus cargos.


Por Ferreira Júnior | Popular Online

img

Jamis Silva Bolandin — Prefeito de Quatro Marcos. (Foto: Rd News)

O chefe de Departamento de Trânsito, José de Jesus Pereira, cargo de confiança na gestão do prefeito Jamis Silva Bolandin (União Brasil), pediu exoneração após sucessivos escândalos na istração pública de São José dos Quatro Marcos (a 315 km de Cuiabá).

 

O servidor comissionado entregou o cargo ontem, segunda-feira, 6 de novembro, por meio de pedido de exoneração apresentado ao prefeito. O chefe do Departamento de Planejamento, Rubens Lins, e o secretário de Fazenda, Elcyo Aguiar, também já haviam deixado seus cargos.

 

José Pereira ocupava o cargo desde a sua criação e municipalização no final da gestão anterior e foi um dos responsáveis pela candidatura de Jamis Silva, eleito pelo partido Solidariedade.

 

Em mais um capítulo da turbulenta gestão, Jamis Silva exonerou ontem a chefe do Departamento de Licitação, a servidora Vanessa da Rocha Avelino, nomeada através da Portaria n.º 234 de 1º de julho de 2021. “Respeito à decisão política que me afastou do cargo e desejo sucesso ao meu sucessor”, disse Vanessa.

 

Em abril, o Departamento de Licitação da Prefeitura de Quatro Marcos recebeu uma menção honrosa do Conselho Regional de istração de Mato Grosso (CRA-MT) pelas boas práticas na condução dos processos de licitação no município.

 

Desgaste político

A gestão de Jamis Silva tem sido alvo de diversas críticas, sendo o gestor vaiado durante pronunciamento na 24ª edição da Expomarcos, evento realizado no último final de semana. 

 

Acionado no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), o prefeito teve que devolver recurso público recebido de forma ilegal e sua esposa, a primeira-dama Elisangela Lopes, recebeu dinheiro público sem trabalhar ao acumular cargos.

 

No mês ado, auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) apontou irregularidades cometidas pela gestão pública e o prefeito deverá explicar sobre falhas no controle de abastecimento de combustíveis e falta de controle de manutenção e peças, com gastos que somam mais de R$1,7 milhões nas Secretarias de Educação e Obras.

 

Jamis Silva também está sendo investigado pela Câmara de vereadores, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (I) instaurada para apurar suposto Ato de Improbidade istrativa e Crime de Responsabilidade cometido pelo gestor.

 

Matérias relacionadas:

Esposa do prefeito tem pagamento suspenso após "acordo" com MPMT para devolver dinheiro recebido de forma ilegal

Auditoria aponta irregularidades cometidas pela gestão pública de Quatro Marcos

Prefeito de Quatro Marcos teve que devolver valor acima de 14 salários mínimos recebido ilegalmente

Câmara instaura I para apurar denúncias contra prefeito de São José dos Quatro Marcos

Desgastado politicamente, prefeito de Quatro Marcos é vaiado durante festa do peão

 

FALE COM O POPULAR ONLINE

Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.


EXERCÍCIO IRREGULAR

Promotoria apura atuação de falso médico em Mirassol d'Oeste

O investigado possui contrato firmado com a prefeitura e estaria atuando ilegalmente nas unidades de saúde do município.


AMOR DE ADOLESCÊNCIA

Casal se reencontra 50 anos depois e se casam em Salto do Céu

João Câmara Filho e Luciene de Souza Pereira se conheceram aos 14 e 16 anoS.


CONSULTA POPULAR

Comunidade escolar aprova o modelo cívico-militar para escola em Araputanga

Por meio de votação secreta, os participantes decidiram sobre a proposta do Governo do Estado para 28 escolas.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.